Nós, do Canil de Spitz Alemão, prezamos pela melhor genética, escolhendo nossos reprodutores de forma cuidadosa, e fazendo testes regulares para garantir a qualidade de cada um de nossos filhotes.
A decisão de ter um cão como companheiro é repleta de alegria e responsabilidades. Entre as diversas opções, surge a dúvida: optar por um cão com pedigree ou não? Embora o pedigree não seja sinônimo de um animal perfeito, ele oferece diversos diferenciais que podem ser importantes para quem busca um cão com características específicas.
O que é o Pedigree?
O pedigree ou Certificado de Registro Genealógico é um documento que contém toda origem do cão, atestando a pureza de sua raça. O pedigree deve apresentar toda genealogia do cachorro, declarar quem são seus pais, avós e bisavós, e estes precisam ser puros de raça.
O documento é emitido apenas por instituições de cinofilia reconhecidas, como a Sobraci (Sociedade Brasileira de Cinofilia) e a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Geralmente canis especializados, como o Canil de Spitz Alemão, solicitam o pedigree de todos os filhotes comercializados, para que os clientes saibam que estão adquirindo um cãozinho de raça pura.
Qual o diferencial de ter um filhote com pedigree?
Atestar a pureza de raça de um cachorro ou adquirir um filhote já certificado pode ser mais do que um simples capricho de um tutor apaixonado pela raça, pode significar uma criação mais segura, com probabilidades de comportamento e crescimento, assim como padrões de saúde e cuidados. Leia abaixo alguns diferenciais de obter um filhote com pedigree:
Origem e Pureza Racial:
- Preservação da raça: criadores responsáveis utilizam o pedigree para garantir a preservação das características desejáveis da raça, como temperamento, aparência e habilidades.
- Previsibilidade: ao conhecer a linhagem do filhote, é possível ter uma ideia melhor de como ele será em termos de tamanho, pelagem, comportamento e saúde, tornando a criação mais segura e confortável para o tutor.
Saúde e bem-estar:
- Melhor saúde: cães com pedigree geralmente são mais saudáveis que cães sem pedigree, pois seus criadores realizam testes genéticos e selecionam animais livres de doenças hereditárias.
- Acompanhamento médico e predisposições genéticas: criadores responsáveis fornecem aos novos tutores informações sobre o histórico de saúde do cão e seus pais, facilitando a prevenção e/ou detecção de doenças.
Comportamento e treinamento:
- Temperamento previsível: o pedigree pode fornecer pistas sobre o temperamento do cão, facilitando o processo de treinamento e socialização, algo bem importante para o spitz alemão.
- Características da raça: cães com pedigree geralmente apresentam as características típicas da raça, como nível de energia, inteligência e sociabilidade.
- Treinamento mais eficaz: saber as características da raça facilita o treinamento, pois o dono pode utilizar métodos específicos que se adequam ao temperamento do cão.
Outros diferenciais:
- Participação em exposições: cães com pedigree podem participar de exposições de cinofilia, o que pode ser uma atividade prazerosa para o tutor e o animal.
- Valorização do animal: cães com pedigree geralmente são mais caros que cães sem pedigree, mas também podem ter um valor sentimental maior para o tutor
Conclusão
Ter um cão com pedigree pode ser bastante benéfico, pois garante certas previsões de crescimento, comportamento e saúde, facilitando a criação para o tutor e tornando a adaptação do filhote a nova casa mais pacífica também. Conhecer o animal é o primeiro passo para criação de vínculos afetivos, além da confiança mútua.
Mas é importante ter em mente que adquirir um cãozinho ou qualquer animal vai muito além de um documento ou mesmo amor pela raça, é preciso responsabilidade e a ciência de que é um compromisso com uma vida que dependerá inteiramente de você. Portanto, converse com criadores do Canil de Spitz Alemão antes de tomar a decisão.