Apesar de seu pequeno porte, ele possui uma personalidade marcante e uma pelagem exuberante que o torna inconfundível. Continue a ler para entender quais são as principais características físicas e traços de personalidade do Spitz Alemão Anão.
Características físicas do Spitz Alemão Anão
É inegável que a popularidade do Spitz Alemão Anão se deve muito a sua aparência, seu tamanho miniatura juntamente a rica pelagem o colocam como favorito nos quesitos fofura e atratividade.
A origem do Spitz Alemão Anão não é totalmente clara, mas acredita-se que tenha se originado da raça Spitz, que já vivia na Europa desde a Era Viking (entre 800 e 1050). Foi então que a partir do século XVIII, na região da Pomerânia, começaram os testes de desenvolvimento para transformar a raça em pequeno porte, para que se tornasse um cão de companhia.
Sendo assim, o Spitz Alemão Anão que conhecemos hoje é resultado de diversos testes e misturas que visavam uma aparência mais compacta e convidativa. Entre as principais características da raça, podemos citar:
- Tamanho: entre 18 e 24 cm de altura.
- Peso: entre 1,9 e 3,5 kg.
- Pelagem: dupla camada densa e macia, com subpelo lanoso e pelagem externa longa e lisa. As cores mais comuns são branco, preto, marrom e laranja.
- Cabeça: pequena e redonda, com focinho curto e orelhas eretas e pontudas.
- Olhos: escuros e amendoados, com expressão alerta e vivaz.
- Cauda: enrolada sobre o dorso, coberta por pelos longos e espessos.
Traços de personalidade do Spitz Alemão Anão
Apesar de seu pequeno porte, o Spitz Alemão Anão tem personalidade de sobra. Por mais difícil que seja de acreditar, os cães da raça Spitz eram originalmente usados como cães de guarda, sendo bastante desconfiados com pessoas estranhas, característica essa que foi herdada ao Spitz Alemão Anão.
Antigamente não era recomendada a aproximação com crianças, devido ao seu temperamento forte, poderiam reagir de forma agressiva a certos movimentos. Mas com o passar do tempo, essa característica foi se perdendo, e hoje o Spitz Alemão Anão é altamente recomendado para crianças devido a sua energia.
A recomendação dos especialistas é que ele seja socializado desde jovem e cautelosamente apresentado a cada nova pessoa, mas também é imprescindível ensinar as crianças a tratarem este e qualquer outro animal com respeito, como forma de prevenir atitudes inesperadas. Entre seus principais traços de personalidade, podemos citar:
- Alegre e brincalhão: adora se divertir e participar de atividades com seus tutores.
- Inteligente e fácil de treinar: aprende comandos básicos com facilidade.
- Atento e vigilante: ótimo cão de guarda, costuma latir para alertar sobre qualquer movimento estranho.
- Afetuoso e leal: cria um forte vínculo com seus tutores e é muito apegado a eles.
- Teimoso e independente: pode ser desafiador treiná-lo em alguns momentos.
- Latidor: tende a latir em excesso, o que pode ser um problema para alguns vizinhos.
Conclusão
Apesar de sempre ter sido associado a pessoas de alta classe, a raça tem se popularizado cada vez mais pelo mundo, tornando-se comum sua presença nas casas e espaços públicos. Portanto, cresce a necessidade da compra de criadores responsáveis e, principalmente, da propagação de informação por parte de profissionais, assim como o interesse dos futuros tutores de buscá-las antes de comprar ou adotar essa ou qualquer outra raça.
Apesar de ser uma raça relativamente fácil de cuidar, o Spitz Alemão Anão requer alguns cuidados específicos, como sua pelagem e o treinamento de socialização desde jovem. Dessa forma, é possível garantir o bem estar do cãozinho que fará parte da família.