O Spitz Alemão Anão, mais conhecido como Lulu da Pomerânia, é a menor variação da raça Spitz Alemão. Apesar do Lulu ser a variação mais comum dessa raça, saiba que existem outras quatro com o mesmo tipo de pelagem e traços físicos: Pequena, Média, Grande e Gigante.
Originário da Pomerânia, região da Europa situada na Alemanha e na Polônia, o Spitz foi criado desde o início para ser um cão de companhia... E não demorou muito para que o charme e a elegância desse cãozinho conquistassem a Europa e todo o resto do mundo!
Hoje em dia a raça é considerada uma das mais populares do mundo inteiro, mas sua fama começou mesmo na Grã-Bretanha, quando a Rainha Victoria resolveu levar ao seu reino alguns exemplares. Ela era apaixonada por esses cães e tinha sua própria criação. Inclusive, acredita-se que a Rainha foi a responsável por desenvolver as menores variações da raça. Em 1870 o Lulu da Pomerânia foi reconhecido oficialmente pelo English Kennel Club e em 1900 pelo American Kennel Club.
O Lulu da Pomerânia é famoso por ser um cãozinho afável, brincalhão e altamente protetor. Apesar de seu tamanho reduzido, é comum que esses caninos se esforcem para proteger seus proprietários de estranhos e outros animais o tempo todo. Portanto, é aconselhável habituar seu animal de estimação desde tenra idade à presença de outras pessoas em sua residência. Convide amigos, familiares e colegas para que o cão se acostume à companhia de estranhos e perceba que eles não representam uma ameaça.
Além disso, é crucial socializar seu Lulu com outros animais. Recomenda-se levá-lo regularmente a locais frequentados por outros animais, como parques, praças e espaços ao ar livre. Lembre-se de que esses cães podem desenvolver uma inclinação possessiva se não forem devidamente socializados.
Os exemplares da raça Lulu da Pomerânia também são notáveis por sua inteligência e obediência. Eles apreciam aprender novos truques e tendem a acatar prontamente os comandos de seus tutores. Em geral, são tranquilos e bem-comportados, embora possam ladrar mais do que o usual em certas ocasiões. Nessas situações, a educação e o treinamento do seu cãozinho com carinho e paciência são fundamentais. Com certeza, ele aprenderá rapidamente!
São excelentes cães para apartamento, mas precisam se exercitar diariamente. Duas caminhadas de curta duração já será o suficiente.
Por causa de seu tamanho, eles não são recomendados para famílias com crianças pequenas que podem machucá-los acidentalmente. Eles são mais adequado para uma casa com crianças mais velhas, que sabem como lidar com ele cuidadosamente.
Eles são cães um pouco independentes apesar de muito apegado ao seu tutor. Longos períodos de solidão não são recomendados.
O Lulu da Pomerânea é alerta e curiosos, excelentes cães de guarda e vai latir para qualquer coisa fora do comum. Ensiná-los a obedecer o comando “silencio” para parar de latir é bem recomendado, do contrario, vai latir o dia todo.
Sua queda de pelo é moderada e pode aumentar durante um certo período no ano. Escovações frequentes diminuem bastante essa perda de pelos.